Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Da Série o Que Eles Comiam – Varênye de Pinheiro com nozes


Varênye é como os cossacos nominam compota. O Norte da Rússia e grande parte da Sibéria são famosas pelas florestas de pinheiros, que são encontrados em toda a Eurásia. As tribos nômades, na safra de brotos se preparam para fazer e guardar o mel de pinheiro, utilizando inclusive a resina colhida pelas mulheres, para dar gosto ao melado fortificante, que fornece calor ao corpo nas estepes geladas do Cáucaso. Este mel é que os kays usavam em suas viagens, em bolsas de pele de cabra.

Os Cossacos tártaros Turcomanos são um grupo turco étnico estimado em 10 milhões de pessoas no fim do século XX. A Rússia é o lar da maior parte dos tártaros, com uma população de cerca de 5.500.000 pessoas. A Turquia, Uzbesquistão, Cazaquistão, Ucrânia,Tadjiquistão, Quirquistão, Turcomenistão e Azerbaijão também têm populações de tártaros superiores a 30.000 pessoas.

Os tártaros habitavam originalmente o nordeste do Deserto de Gobi, o quinto maior deserto do mundo localizado na China e região sul da Mongólia. Houve uma migração para o sul e no século XII foram conquistados pelo Império Mongol, liderados por Genghis Khan (por isso às vezes são confundidos com o Khanato de Khan e o Tengriismo) e então deslocaram-se para o oeste, levando com eles muitos dos ramos que deram origem aos turcomanos uralo-altaicos (Monte Ural e Altay) em direção às planícies da Rússia. Na diáspora que os trouxe novamente para a Península Anatoliana, foram assimilados por populações locais europeias e gradualmente, foram pulverizados “adotados” pelos últimos gregos da Criméia e com os povos que habitavam o Cáucaso (região da Europa Oriental e da Ásia ocidental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio que torna a Turquia um país transcontinental). Os tártaros da Sibéria são também sobreviventes da população turcomana que habitava a região Uralo-Altáica, miscigenados com os falantes das línguas urálicas e mongólicas. Estes grupos adotaram as línguas turcomanas e a religião do Islã durante o processo de “Islamização” dos continentes conquistados à época do Profeta Maomé (que deu ordem às Leis de Moisés do Patriarca Abrão).

Os três descendentes étnicos destas migrações são os tártaros do Volga (que no Brasil estão reunidos nas terras dos Campos Gerais, no Paraná), os tártaros de Lipka e os tártaros da Criméia. Os tártaros são uma etnia oficialmente reconhecida pela China. Chamados de Cossacos, são os russos falantes da língua eslava e originaram-se, portanto de uma mistura étnica, que inclui turcos tártaros e outros turcos. O termo turco representa um amplo grupo étnico-linguísticos e inclui sociedades existentes tais como os cazaques, uzbeques, quirguizires, uigures, azeris, turcomenos e turco-modernos. Desta forma, é impossível seguir uma linha única de descobertas. Cada região no entorno da Anatólia é uma descoberta de misturas, que miscigenam xiongnu, quipechaques, ávaros, proto-búlgaros, hunos, turcos seljúcidas, cazares, otomanos e timúridas. Depois da modernização de Atartuk, dificilmente se estuda estas ancestralidades nas escolas. Esta receita da Sibéria de sabor impressionante é feita com baga de pinheiro, conhecido aqui como pinheirinho europeu. Pode ser utilizadas sementes de cedrinho, abeto, pinheirinho prateado. Prove a sementinha, se o gosto for agradável sem ser amarga, pode usar.

Ingredientes

1 kg de broto de pinha (esporos em botões verdes de 3 cms.)

2 litros de água

2 kg de açúcar cristal (1kg para cada litro de melado feito)

Modo de Fazer

Cobrir com água, deixar no escuro 12 horas. Retirar os brotos, reservar. Acrescentar o açúcar e deixar reduzir pela metade. A cor da calda será vermelho-escuro. Retorne os brotos e ferva por mais 10 minutos. Colocar em vidros e guardar na geladeira. Usar como se fosse mel de abelhas, como xaropes para tosse, bolos, pães, torradas, sucos. Pode usar também os brotos de cedrinho do Líbano.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now