Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Pão de Pinhão com Damasco e Tâmaras (Scones)

Scones - Pão Ritualístico. Receita que remonta os antigos galeses, é um pequeno pão redondo, fermentado com levedura natural. Deriva do schonbrot, palavra alemã que significa pão fino, no sentido de refinado. A receita viajou para todos os cantos do mundo, com centenas de modos e infinitas variações de ingredientes. O princípio básico, no entanto, deve ser mantido, que é a textura densa, porém leve e quebradiço. Podem ser servidos com ingredientes doces como compotas, mel, queijos, ou com inúmeros ingredientes à escolha. Este scone cuja receita é apresentada, nos trouxe a Chefe de Reposteria Rita. Diz ela no aprazível descritivo da receita em seu blog, que no início da primavera Madrid explode em flores de lavanda. Em quase todos os parques e até mesmo em algumas rodovias, as delicadas florzinhas lilases estão em toda parte. É uma visão tão bonita que ela foi inspirada a usar a planta perfumada em algumas receitas, incluindo scones. O aroma dos mesmos fica fresco e convidativo, com seu cheiro agradável.

Ingredientes para 12 Pãezinhos

80 g de creme de leite

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

170 g de farinha

70 g de açúcar (35g açúcar mascavo e 35g açúcar comum)

2 g de fermento em pó (1 colher de sopa)

Pitada de sal

60 g de manteiga sem sal

20 g de leite ou creme-de-leite fresco

Raspas de um limão

¼ colher de chá de essência de baunilha (opcional)

½ colher de chá de flores secas ou frescas de alfazema

Modo de Fazer

Adicionar a lavanda no leite e aquecer levemente. Misturar o creme de leite e bicarbonato de sódio e reservar. Peneirar a farinha, o sal e o fermento, colocar no processador com a manteiga e dar pequenos pulsos até que a misture tenha aspecto de esfarelada. Fazer um buraco no centro, adicionar o creme de leite e a lavanda aquecida no leite. Misturar com uma colher de pau em seguida trabalhar suavemente a massa em uma superfície enfarinhada. Alisar com as mãos, formar um rolo e cortar pequenas fatias de dois dedos de espessura. Colocar na assadeira forrada com papel alumínio ou papel manteiga, pincelar com o leite restante. Assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 12 minutos, deverão ficar levemente dourados e gorduchos.

Agregar à sua escolha pinhões, figos, nozes, castanhas, damascos, tâmaras, pistaches, passas, frutas vermelhas, frutas secas, geleias, ou que mais gostar para rechear. Servir quente, ficam mais gostosos. Com frutas naturais e nata, a opção é infinita.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now