Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Falafel de grão de bico, com pão-pita e repolho roxo.


FALAFEL – BOLINHOS DE GRÃO DE BICO

Este bolinho é popular em Israel, Líbano, Síria, Egito, Turquia e Jordânia. O nome foi dado em função do uso de flayfel, palavra árabe para pimenta, usada na receita. A receita ganhou o mundo, pois mantém a tradição do consumo do grão-de-bico na comida dos filhos de Sara e de Agar. É servido em pão-pita, molho de iogurte ou coalhada e repolho roxo na manteiga e limão, já que tem descendência ídiche.

Ingredientes

300 g de grão de bico

10 folhas de hortelã 1 cebola batidinha na faca 1 colher de gergelim 1/2 colher de chá de bicarbonato 2 dentes de alho esmagados

Sal kosher ou marinho (à gosto)

Pimentas à escolha (síria, calabresa, negra moída na hora) 1/2 colher de chá de cominho 1/4 colher de chá de páprica

Modo de Fazer

Deixar de molho de véspera com bicarbonato. Escorrer os grãos e secar com papel toalha, assim fritará sem se dissolver. Processar primeiramente a cebola e o alho. Colocar aos poucos o grão de bico cru no processador, pulsando até obter uma pasta grossa, sem moer muito.. Adicionar o restante dos ingredientes deixando por último o gergelim, misturando tudo muito bem. Ao final, misturar o gergelim com uma colher. Para fritar, utilizar seu modo preferido: mergulhado em muito azeite para cozinha ou óleo, na fritadeira, na Air Fryer. Ou no forno pré-aquecido, em 180 graus, em forma untada por 25 minutos, virando para dourar ambos lados.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now