Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Taamia- Falafel Egípcio de Fava Verde com Pimenta Taameya.

TAAMIA - FALAFEL EGÍPCIO DE FAVA VERDE COM PIMENTA TAAMEYYA

No Egito a receita de Falafel (bolinho de grão-de-bico) aparece feita com feijão, é um dos pratos considerados típicos. É chamado de Taamia, apreciado em todas as casas e restaurantes, é vendido também nas calçadas da capital Cairo, comidos alegremente pelos egípcios olhando vitrines e passeando nas ruas, em qualquer horário. Anotações apontam que o Acarajé da Bahia feito pelas baianas tem sua origem no falafel egípcio, cujas ancestrais escravas vieram das savanas da África e trouxeram a receita, adaptando-a aos costumes brasileiros. Porém, conservaram o uso abundante da pimenta que batizou a iguaria.

Ingredientes

500 g de favas da cor verde

1 ovo

1 colher de amido (Maizena)

3 dentes de alho

1 ramo de salsinha, cebolinha, endro

1 colher de sopa de cominho, opcional 1 colher de coentro em grão

1 colher de sopa de sal

1 cebola batidinha na faca (brunoise)

2 colheres de chá de bicarbonato

Azeite de oliva para fritar (sem ser extra-virgem)

MODO DE FAZER

Deixar as favas de molho com o bicarbonato na véspera, caso sejam secas. Escorrer, enxaguar bem e colocar em pouca água já quente, cozinhar até que estejam bem macias. Favas frescas podem ser cozidas diretamente.

Após esfriar, passar no processador para formar uma pasta, pulsando antes a cebola. Pode usar uma pitada de bicarbonato Colocar todos os outros ingredientes a seguir, misturando bem, porém pulsando para que a mistura fique grossa. Gelar por uma hora. Fazer após este tempo, bolinhas médias, envolver em gergelim. Fritar em frigideira grossa com 3cms. de azeite ou óleo quente por cinco minutos, usando a espumadeira com cuidado pois são frágeis. Passar para um prato com papel absorvente. Pode levar ao forno para dourar levemente. Servir quente com molho de pimenta ou molho de iogurte enfeitada com flor de cebolinha (receita no site).

DICAS: Molhe as mãos e faça as bolinhas usando 3 colheres de sopa rasa da mistura de cada vez, para formar o falafel. Coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga ou papel alumínio enquanto você os forma. Polvilhe com cerca de ½ colher de chá de sementes de gergelim e gentilmente acariciá-los com o dedo para que o gergelim grude. Neste ponto, você pode transferir a bandeja inteira para o freezer e congelar para mais tarde. Quando estiverem congelados, transfira-os da bandeja para um recipiente hermético e guarde-os no congelador até 3 meses. Basta retirá-los do freezer e descongelar apenas um pouco, por 30 min, antes de fritar.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now