Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Chanfana de Pão com Cordeiro

Chanfana de cordeiro dos judeus da Ilha de Elefantina. Pousada levemente no meio do Nilo a ilha serviu na Antiguidade, de refúgio para hebreus apreciadores do tenro animal, para eles sagrados. Nos dias de festas, era preparado em clima de alegria, porque o pequeno e inocente animal afugentava o mal. Assimilada pelos egípcios, por eles também fora tornado sagrado. O pequeno cordeiro comido antes de se tornar adulto, estava livre do amargor de sua glândula que deixava a carne com forte e às vezes fétido cheiro. Por isto era símbolo de doçura e inocência.

CHANFANA DE PÃO COM CORDEIRO

Ingredientes

1 kg de lombinho de cordeiro cortado em fatias médias

1 kg de pernil de cordeiro cortado em cubos médios

Sal à gosto

3 cebolas médias, batidas na faca

5 dentes de alhos, esmagados

1 ramo de hortelã

Especiarias (louro, orégano, cominho, tomilho, manjericão fresco, cheiro verde, curry e açafrão)

Azeite de oliva

Vinho Madeira

5 fatias de pão, grelhadas com azeite

Modo de Fazer

Fazer uma rápida marinada: salpicar a carne com o sal, adicionar as especiarias, a hortelã picada e deixar repousar por meia-hora.

Aquecer bem uma panela de fundo grosso, adicionar azeite e em seguida fritar a cebola até dourar. Refogar a carne até que solte seus sucos. Abaixar o fogo e deixar cozinhar lentamente com a panela tampada, por uma hora. Adicionar somente um copo de vinho, a carne deverá cozinhar em seu próprio suco, das cebolas e do vapor que se formará. Após uma hora, provar o ponto da carne. Deverá estar macia com o caldo grosso formado pelas cebolas.

Aquecer bem uma frigideira. Colocar o azeite e tostar o pão de ambos os lados, até dourar.

Montar a chanfana na panela de barro que vai à mesa colocando no fundo as fatias de pão torradas embebidas no molho. Cobrir com a carne salpicada com bastante folhas de hortelã fresca. Deixar pegar gosto por meia-hora ou até a hora de servir, também em fogo baixo. Salpicar pimenta em grão. Este prato pode ser feito com antecedência e até ser servida, a panela poderá ser mantida em fogo lento, para que se conserve quente. Neste caso, colocar a hortelã por último. Acompanhe com Arroz de Romã .

A sugestão de entrada é Queijo Feta com Ervas, servido com torradinhas.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now