Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Pudim Egípcio de Pão - Umm Ali com Figos Maduros

PUDIM DE PÃO EGÍPCIO – UMM ALI COM FIGOS MADUROS

Ingredientes:

500g de brioches amanhecidos (ou qualquer pão amanhecido)

Cinco xícaras de leite; Uma xícara de açúcar ou três colheres de mel Meia xícara de pistaches picados; Meia xícara de amêndoas picadas; Meia xícara de nozes picadas; Meia xícara de figos maduros Uma colher de sopa de essência de baunilha.

Modo de Fazer

Colocar os brioches em um tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante dez minutos para torrar. Retirar do forno e amassar em pedaços médios. Acrescentar as castanhas moídas e misturar bem. Em uma panela juntar o leite, o açúcar, a essência de baunilha e levar ao fogo médio sem deixar ferver. Deixar amornar. Em um refratário de vidro ou panela de ir ao forno, colocar no fundo um pouco de leite e formar camadas com o pão e as amêndoas, nozes e pistaches moídas, vertendo o leite ao final para embeber todo o pão. Cobrir com os figos, reservando alguns para decoração final. Levar ao forno por 15 minutos. Servir quente logo após decorar com os figos cortados em quatro. Brilhar com mel, caso goste.

A história da sobremesa, contada de taverna em taverna, foi trazida por um árabe mercador, recém-chegado de um reino distante cujo rei era viajante. Um sultão sentindo muita fome durante uma viagem de caça ao Nilo, parou com sua comitiva em uma aldeia muito pobre. Os moradores correram buscar seu melhor cozinheiro, um rapaz chamado Umm Ali para matar a fome do rei. Ele encheu uma panela grande com o pouco que tinha, sobras de pães amanhecidos, leite de suas cabras, mel de seu quintal, recolheu nozes, amêndoas nas árvores do seu lugar. Rasgou os pães, moeu as castanhas e misturou com o leite e o mel. Colocou a panela nas brasas com o muito que conseguiu com respeito e boa vontade, e serviu o sultão que olhava tudo borbulhar, com curiosidade. E alimentado com a comida da caridade, o rei voltou feliz para sua cidade. Contam que toda vez que o sultão saía para caçar, passava pela casinha de Ali para o saudar e sua comida novamente experimentar, até ela famosa se tornar.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now