Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Molho de Tomate Italiano

Base para Molho Caseiro, sem conservantes. Utiliza somente cebolas e tomates maduros da espécie Rasteiro, chamado de Perita ou Italiano. É o segredo de um famoso restaurante italiano de Curitiba, assentado em receitas de família da região da Emilia Romagna, cuja capital é Bolonha.

INGREDIENTES

1 kg de tomates cortados ao meio, com pele e sementes.

1/2 kg de cebolas cortadas em quatro, em gomos

5 dentes de alhos descascados, inteiros

1 colher rasa de sobremesa, de orégano

5 folhas de louro

Sal à gosto

Meio copo americano de azeite de oliva.

Aquecer uma panela de fundo grosso, acrescentar o azeite e dourar levemente a cebola e o alho. Colocar o tomate, sal, louro e orégano. Tampar a panela e deixar cozinhar até derreter em fogo lentíssimo sem colocar água, no próprio vapor que se forma. Desligar, retirar o louro e amornar. Bater no liquidificador levemente, se quiser um molho pedaçudo. Caso queira mais leve, bater até que fique liso. Usar em seguida. Pode ser guardado em um vidro bem tampado, na geladeira. Esta é a base para outros molhos, acrescentar os ingredientes de sua preferência para fazer à bolognesa com carne, à siciliana com pesto, e outros usando sua criatividade.

Esta espécie de tomate tem a pele muito fina e desaparece, quase não tem sementes e também tem a cor vermelho-forte, o molho fica com uma aparência linda.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now