Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - Pão de Trigo Sarraceno e Coalhada com Flor de Cebolinha

1 - COALHADA COM FLOR DE CIBOULETTE

Esmague com o garfo 300g de ricota, misture com 1 copo de coalhada e tempere com cebolinha, nozes, sal e azeite de oliva. As ciboulletes possuem uma flor comestível, de cor lilás perfeita para decoração.

2 - PÃO PRETO DE TRIGO SARRACENO OU MOURISCO

O trigo sarraceno é uma planta da família do ruibarbo e das azedinhas, parecida com o trigo. Tem pouco açúcar, sabor agradável e forte de noz e é indicado para consumo para atletas, diabéticos, celíacos pois é uma semente sem glúten. Sarracenos eram os povos nômades de origem árabe, designa vários povos muçulmanos, como berberes, norte-africanos e os convertidos ao Islamismo. É conhecido por mourisco, nominativo dos muçulmanos da Península Ibérica, descendentes dos africanos da Mauritânia chamados de mauros, os mouros da Inquisição Espanhola. É dado como o prato mais antigo da comida dos judeus imigrantes, muito usado também pelos celtas eslavos, russos e bretões. Na Bretanha é usada para crepes salgadas, chamadas galletes. Seu maior uso é na culinária do Leste Europeu e uma das receitas mais famosas é o mingau chamado Kacha. Da Ucrânia, os imigrantes trouxeram o ingrediente para o Brasil e é usado para fazer a Kutia, o pão natalino abençoado na Páscoa eslava.

Ingredientes:

. 500 g de farinha de trigo sarraceno . ½ litro de água . 1 colher de chá de sal

. 1 tablete de fermento de pão Modo de Fazer:

Amornar a água e dissolver o fermento. Adicionar os outros ingredientes e misturar muito bem. Deixar em repouso por 2 horas, para que a massa dobre o volume, coberta com um pano de prato, em ambiente aquecido. Acomodar na forma untada e assar por 45 min. no forno pré-aquecido, com temperatura de 170 graus.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now