Blog de Receitas

Post em Destaque

Receitas da Helena - 10 Alimentos Para Diminuir o Stress


A principal substância que o cérebro produz é a serotonina, que equilibra o humor. Com a sensação de felicidade, promove alegria, bem-estar e saciedade. A alimentação correta pode estimular a produção do hormônio, ajudando no combate da depressão. As receitas aqui apresentadas contêm agentes coadjuvantes fundamentais para a síntese da serotonina como o aminoácido triptofano, os minerais cálcio e magnésio, vitamina B6 e ácido fólico. Quando sob stress o corpo utiliza a glicose, consumindo proteínas dos músculos como fonte de energia. É necessário então ingerir alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como leite desnatado e iogurte natural, queijo minas, amêndoas, carnes, frutas, ovos, aveia e batata ricos em vitamina B6.

Solicite estas receitas usando o espaço de Comentários, abaixo. Terei prazer em enviar. Estão aqui postadas algumas das principais que fazem parte do acervo do livro Pão da Verdade, a ser publicado.

01 - AVEIA E CENTEIO

Ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, estes nutrientes melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, com ingestão de três colheres diárias.

MINGAU DE AVEIA E SEMOLINA DE ALEPO

Esta receita é da sobremesa típica dos países árabes. Costume que nasceu em Alepo, a cidade da Síria (antiga Mesopotâmia) sitiada atualmente pelos grupos de terroristas radicas, que estão destruindo a gastronomia mais antiga do mundo. Alepo fica perto da fronteira da antiga capital Babilônia, atual Iraque, onde o Rei Hamurabi escreveu o Código de Respeito à Natureza, na época da Rainha Nefertiti com quem trocou extensa correspondência grafada em hieróglifos.

02 - CARBOIDRATOS DE PÃES E CEREAIS

Ajudando a absorver triptofano, estimulam a produção da serotonina Portanto pães, cereais, trigo e arroz são necessários, com média de 8 porções diárias.

03 - CASTANHA DO PARÁ, NOZES E AMÊNDOAS

Ricas em antioxidante selênio, duas unidades ao dia. Atuam positivamente no stress e cansaço pois são impregnados de vitaminas do complexo B

BOLSA DE NOZES

Solicite esta receita usando o espaço de Comentários, abaixo. Terei prazer em enviar.

04 - FOLHAS VERDES

Apresentam uma quantidade importante de folato, vitamina do complexo B. está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Hortaliças folhosas verde-escuras como espinafre, brócolis e alfaces. A falta de vitamina B12 gera desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do humor, no cérebro. Também possuem enxofre, mineral presente na cadeia alimentar em repolhos, nabos e couves de todas as espécies incluindo couve-flor, de Bruxelas e couve- rábano.Calmantes naturais como a lactucina e lactupicrina foram descobertas pelos cientistas nas folhas e talos e previnem a depressão. Todos contêm potássio e ácido fólico, agentes de saúde das células, também magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do Complexo B, essenciais ao bom funcionamento do sistema nervoso.

05- FRUTAS

ABACATE, BANANA, MAÇÃ, MAMÃO, MELANCIA

Fornecem ácido fólico, cujo consumo é necessário para diminuir e stress. Ricos em vitamina C, os cítricos promovem bom funcionamento do sistema nervoso, garantindo energia ao eliminar a fadiga. O aminoácido triptófano destas frutas ajudam a restabelecer o bom humor. Também gelatina dá elasticidade na pele pois atua no colágeno humano, fortalecendo os tecidos.
1 - Torta de Maçã
2 - Apfelstrudel de Maçã
3 - Creme de Abacate com Gelatina
4 - Banana Flambada com Creme de Confeiteiro
5 - Creme de Papaia com Cassis
6 - Mousse de Melancia
Solicite estas receitas usando o espaço de Comentários, abaixo. Terei prazer em enviar.

06 - IOGURTE DESNATADO E CHEESECAKE DE RICOTA

Laticínios são fontes de cálcio, o mineral que elimina tensão e depressão pois ajuda a reduzir e controlar nervosismo a irritabilidade. Atua eliminando contrações musculares, regulando batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos, equilibrando a pressão arterial.

Solicite estas receitas usando o espaço de Comentários, abaixo. Terei prazer em enviar.

07- LEITE E CANELA

Calmante e revigorante, o leite possui enzimas que em contato com o sangue, atuam no sistema nervoso, baixando a tensão trazida pelo stress. Seu principal aminoácido é o triptofano, responsável pela neurotransmissão de mensagens para o cérebro. Tem como função principal ajudar o corpo a produzir serotonina, o hormônio da alegria que regula o humor, responsável pela manutenção do ciclo de sono. Uma xícara de leite fornece 100 miligramas de triptofano. Ideal para tomar à noite, a mistura com a canela é perfeita pois dosa a insulina evitando a elevação da taxa de açúcar.

SAGÚ DE LEITE E CANELA

O Sagu é uma fécula, alimento calórico básico dos indígenas brasileiros, amido extraído da mandioca (o mosto, a borra depositada ao ser ralada). Sua fibra é refrescante, por isto ajuda no trânsito digestivo aliviando problemas de gases, incluindo distensão abdominal e flatulência. Reduz o risco de câncer de Cólon, ao prevenir a dor da constipação intestinal, também remove o colesterol ruim (LDL) das artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

É chamada pelos americanos de Pérolas de Mandioca, numa alusão ao amido da palmeira chamada saguzeiro, alimento do Extremo Oriente. Nas idas e vindas os exploradores portugueses espalharam o plantio da mandioca na Ásia e Oceania, onde se consome o sagu das palmeiras e batizaram com o mesmo nome as bolinhas que os índios extraíam da mandioca, que chamavam de tapioca. O nome tapioca mais tarde foi dado a iguaria desta fécula, típica no Nordeste. Em Portugal, a expressão sagu designa apenas a fécula das palmeiras. Sobremesa típica brasileira, no sul é feita com vinho num costume dos italianos do RS. Esta receita com leite é típica dos imigrantes de Curitiba, habituados a usar laticínios em suas comidas.

Ingredientes

  • 1 litro de leite

  • 1 lata de leite condensado

  • 1 lata de creme de leite sem soro

  • 1 vidro pequeno de leite de coco

  • 2 xícaras de sagu

MODO DE FAZER
Adicione o sagu no leite quente e mexa bem. Cozinhe em fogo baixo, mexendo às vezes, para evitar grudar no fundo. Quando estiver transparente, adicione o leite condensado deixe ferver mais 5 minutos e desligue o fogo. Espere amornar e acrescente o creme de leite e o leite de coco. Sirva bem gelado, com canela à gosto. Para visitas especiais, enfeite com morangos esmagados e suspiros, em taça alta.

06 - FRUTOS DO MAR

No verão, são festejados em saladas. Peixes e frutos do mar contém zinco e selênio, ótimos para diminuir o cansaço e a ansiedade, pois agem diretamente no cérebro. Zinco também está presente em cereais integrais e chocolates. E o selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru. Polvo é uma excelente opção, grelhado ou cozido em panela de pressão. A Paella é especialíssima para o inverno, adicionada de arroz, um carboidrato essencial.

SALADA DE FRUTOS DO MAR -

Estas saladas são ideais para os dias de calor ajudando a mente a cuidar bem do corpo.

Ingredientes

1 alface americana, folhas de espinafre

Metade de um brócolis de sua preferência

1 filé de peixe

200 g. de camarão

200 g. de marisco de cativeiro

Limão, sal, azeite e pimenta para temperar

Modo de Fazer

Disponha bastante folhas de alface de vários tipos no fundo de uma taça. Polvilhe com sal o brócolis, aqueça bem uma frigideira e coloque manteiga, adicionando em seguida o brócolis. Tampe, abaixe o fogo para amaciá-lo no vapor. Igualmente polvilhe com sal,, limão e pimenta e cozinhe no vapor o camarão e o peixe por cinco minutos. Tempere as folhas com o caldinho do cozimento, disponha o peixe e os camarões. Enfeite com tomatinho cereja e regue azeite de oliva, a seu gosto. Sirva com pão e torradas grelhadas na manteiga.

Solicite estas receitas usando o espaço de Comentários, abaixo. Terei prazer em enviar.

08 - REPOLHO -

É rico em minerais e ferro, combatendo anemias profundas, restabelecendo a energia na luta contra o stress.

SALADA COLESLAW

Salada de repolho, servida dentro do repolho. Famosa como acompanhamento de carnes em churrascos, tem origem dos holandeses que trouxeram sementes de repolhos para os EUA quando da colonização americana.

Ingredientes

1/4 de repolho roxo

1/4 de repolho verde

2 cenouras raladas ao comprido

1 cebola roxa

um punhado de hortelã-menta rasgada

suco de limão

3 colheres de maionese

1 colher cheia de uva-passa

Modo de Fazer

Cortar o repolho em tiras bem finas e passar na água quente com sal, por cinco minutos. Escorrer e misturar na cenoura. Ralar a cenoura inclinada no ralo para ficar ao comprido e fatiar a cebola também fina, cortada ao meio, e separando os anéis uns dos outros antes de misturar. Colocar tudo em uma tigela grande de vidro, temperar com pouquinho sal e o limão, agitar com um garfo misturando bem. A maionese deverá ser colocada por último e também agitada com o garfo levemente até ficar bem misturada. Enfeite com a menta. Sirva com carne vermelha e vinho tinto.

4 - LARANJA, LIMÃO E TANGERINAS

Relaxante muscular, o ácido cítrico combate o stress ao prevenir a fadiga, equilibrando o sistema nervoso. As frutas são ricas em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. O cortisol, principal hormônio do stress é inibido pela ingestão destas vitamina. Sucos cítricos são usados no tratamento pós-cancer. Esta receita é perfeita para eliminar os efeitos da quimioterapia. Suco de maçã com limão e hortelã, banana cozida com cravo e canela são indicados para a retomada do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas, vômito e diarreia. Pratos salgados enriquecidos com fubá ou aveia são coadjuvantes no tratamento de alteração de paladar e dos sintomas citados acima.

BOLO ÚMIDO DE LARANJA - COM ADOÇANTE PARA DIABÉTICOS - também para operados do estômago que enjoam com excesso de açúcar (síndrome de Dumping na bariátrica) .

Ingredientes

4 ovos 4 colheres de sopa de trigo 1 colher rasa de sopa de adoçante em pó (ou açúcar magro) 1 colher de sopa cheia de fermento em pó 1 copo de suco de laranja Meio copo de casca de laranja ralada (ralar antes de tirar o suco), no ralo grosso

Modo de Fazer

Separar a claras em neve e bater em ponto firme. Coar as gemas (para tirar a pele do ovo, pois é nesta película que está contido o enxofre que provoca gases). Misturar bem e acrescentar o trigo, o adoçante, o fermento e o suco. Mexer com cuidado e depois de tudo misturado, salpique as cascas. Elas vão afundar depois de assar. Untar uma forma com margarina light e trigo, levar ao forno médio pré-aquecido. Desligar após dourar – 30 minutos. Opcional - calda de açúcar e laranja grelhada. Grelhar a laranja na manteiga, em uma frigideira. Fazer a calda com um copo de suco, uma colher de sobremesa de açúcar magro, ferver até reduzir em calda rala.

Gomos de tangerina enfeitam a nata que guarnece o brioche recheado de creme de tangerina. A fruta era plantada na África, e entrava na Europa pelo porto de Tanger, no Marrocos, daí o nome tangerina . Na Espanha é conhecida também por Mandarina, homenagem à cor da roupa da esposa do Mandarin, alto funcionário do governo chinês.

09 - MEL

Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Duas colheres de sobremesa ao dia.

TÁBUA DE QUEIJOS, NOZES E MEL

10 - OVOS
Impregnados de tiamina e niacina, vitaminas do Complexo B, colaboram para recuperar o bom humor. Na gema está contida uma enorme quantidade de enxofre, a película é o envoltório que represa o cheiro do mineral. Vital para a saúde, é o alimento mais precioso na cadeia alimentar para reposição dos glóbulos vermelhos, uma unidade por dia é suficiente. A clara atua como colágeno natural, e proporciona pele firme e brilhante aliada à gelatina.
PAVLOVA
Esta sobremesa foi criada por um Chef australiano, para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova. É feita de clara em neve e recebe nata e frutas vermelhas. A receita abaixo segue a orientação de alimento anti-stress e foi acrescentado cream-cheese e gelatina como auxiliares na recomposição dos tecidos.
Ingredientes
4 claras para o suspiro
225g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
Pitadinha de sal
1 colher de sobremesa de Maisena
1 cream-cheese para a cobertura
1 cx de creme de leite
1 gelatina sem sabor
Modo de Fazer
Preaqueça o forno a 180°C. Na batedeira, bata as claras em neve em picos. Coloque o açúcar aos poucos. Adicione a pitada de sal, o limão e a Maisena e bata por mais 4 minutos. Despeje o merengue numa assadeira redonda, forrada com papel-manteiga, fazendo um oco no meio e asse em fogo lento por meia hora. Assim que o merengue firmar, desligue o forno antes de dourar. Deixe esfriar dentro do forno. Pode ser preparado de véspera, também o creme. Misturar na batedeira o cream-cheese, o creme-de-leite e a gelatina dissolvida em 3 colheres de sopa de água quente. Guardar na geladeira coberto com papel-filme. Para montar retire o papel-manteiga, coloque no prato de vidro, cubra com o creme e as frutas. Conserve na geladeira até a hora de servir.

  Siga-me e receba Atualizações
  • Facebook Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now